Slide
USG TRANSVAGINAL COM PREPARO INTESTINAL

Para Que Serve

O ultrassom transvaginal com preparo intestinal é um exame capaz de analisar possíveis anormalidades no sistema reprodutor feminino, através de imagens de ótima qualidade do útero, colo do útero, ovários, trompas e canal vaginal.

Ao contrário do que se imagina, ele é feito de forma não invasiva e pode diagnosticar gravidez ectópica, câncer, cistos, infecções, endometriose e irregularidades na vagina. Quando feitos durante a gravidez, examinam a placenta, reconhecem indícios de aborto e monitoram os batimentos cardíacos do bebê.

Informações Para Atendimento

Chegar com 30 minutos de antecedência do horário agendado. É obrigatório trazer documento de identificação. Trazer exames anteriores da região a ser examinada.

Restrições de Idade

Cliente menor de 18 anos (17 anos 11 meses e 29 dias) é obrigatório a presença de um responsável legal para a realização do exame.

Informações de Agendamento

É necessário agendamento para este exame. Para ter um atendimento rápido e com prioridade, agende seus exames online e confira.

Orientações Gerais

Para realizar o ultrassom transvaginal, algumas ações devem ser seguidas para o preparo intestinal ser feito de forma correta e aumentar a precisão dos resultados. Para ajudar, separamos o que deve ser feito em cada período.

1. Na véspera do exame
Deve-se seguir uma dieta pastosa. Evite vegetais folhosos, gordura, leite e derivados e alimentos integrais. Boas opções para as refeições são alimentos cozidos, – filé de peixe, frango, batata, cenoura e chuchu – arroz branco, água de coco, gelatina e sucos de frutas.

Alguns médicos recomendam medicamentos laxantes para auxiliar na limpeza intestinal, mas isso varia conforme o objetivo do exame. Se for indicado, o ginecologista irá passar a quantidade e o modo de consumo adequado, não se preocupe!

2. No dia do exame
É necessário um jejum mínimo de 4 horas antes de realizar o ultrassom. Se o horário do transvaginal for no período da tarde, o café da manhã pode ser tomado normalmente, mas atente-se para cumprir o tempo certo sem alimentação.

Em alguns casos, é indicado que se faça enema duas horas antes do exame, mas isso não é regra! Converse com o seu ginecologista e siga à risca as recomendações para que o exame seja feito da maneira adequada ao seu caso.

3. Durante o exame
Procure ir com roupas leves e que facilitem a exposição da região avaliada, e não esqueça de levar o pedido do ginecologista. Em alguns casos é solicitado para estar com a bexiga cheia, e ele pode ser feito durante o período menstrual.

O procedimento é realizado por via transvaginal, e é comum que o médico utilize um gel no transdutor que será inserido na vaginal para aumentar o conforto. É um processo sem dor, sem necessidade de anestesia e o tempo de duração varia de 20 a 30 minutos.

4. Depois do exame
Após realizado o exame, basta aguardar os resultados para retornar ao ginecologista, que irá analisar e concluir se há complicações em algum dos órgãos examinados. Se for o caso, o profissional irá guiá-lo ao tratamento da melhor forma possível.

Informações de Jejum

Para esse exame é preciso um jejum de 4 horas antes do exame.

Preparo Geral

O preparo intestinal para um ultrassom transvaginal é feito com uma dieta pobre em resíduos e, em alguns casos, com laxantes. O objetivo é diminuir a quantidade de gases intestinais para que não haja interferência nas imagens.

Dúvidas Frequentes

A ultrassonografia transvaginal com preparo intestinal avalia todas as formas de endometriose, além das doenças que um exame transvaginal sem preparo intestinal, como mioma, adenomiose, pólipo endometrial, ovário policístico e hidrossalpinge.

O exame deve ser realizado pela via transvaginal e abdominal.

Quanto mais completo é o protocolo, mais lesões de endometriose são diagnosticadas durante um exame.

Exames realizados somente pela via transvaginal são insuficientes para o diagnóstico completo de todos os focos de endometriose.

A  via transvaginal diagnostica as lesões de endometriose mais comuns, como as localizadas na região retrocervical, ligamento uterossacro, intestino, vagina e bexiga.

A via abdominal detecta lesões de endometriose em locais menos comuns, mas não por isso menos importantes, como as lesões no diafragma, ceco, apêndice, parede abdominal (cicatriz da cesárea), região umbilical e sigmoide.

.

O ultrassom transvaginal com preparo intestinal é um exame muito mais demorado que um ultrassom transvaginal simples, e por estes motivo, acaba incomodando mais.

O exame com preparo intestinal não dói mais que o ultrassom transvaginal simples.