Tireoide: o que é e qual é a sua função

Sua tireoide é uma importante glândula endócrina que produz e libera certos hormônios. A
principal função da tireoide é controlar o metabolismo, ou seja, como o corpo usa a energia. Às vezes, sua tireoide não funciona corretamente. Essas condições são comuns e tratáveis.

O que é a tireoide?

A tireoide é uma pequena glândula em forma de borboleta localizada na parte frontal do pescoço, sob a pele. Faz parte do seu sistema endócrino e controla muitas das funções importantes do seu corpo, produzindo e liberando (secretando) certos hormônios.

A principal função da tireoide é controlar a velocidade do seu metabolismo (taxa metabólica) que é o processo pelo qual o seu corpo transforma os alimentos que você consome em energia. Todas as células do seu corpo precisam de energia para funcionar. Quando sua tireoide não está funcionando corretamente, pode afetar todo o seu corpo.

O que é o sistema endócrino?

O sistema endócrino é uma rede de várias glândulas que criam e secretam (liberam) hormônios. Uma glândula é um órgão que produz uma ou mais substâncias, como hormônios, sucos digestivos, suor ou lágrimas. As glândulas endócrinas liberam hormônios diretamente na corrente sanguínea.

Os hormônios são substâncias químicas que coordenam diferentes funções no corpo, transportando mensagens através do sangue para os órgãos, pele, músculos e outros tecidos. Esses sinais dizem ao seu corpo o que fazer e quando fazer.

Os seguintes órgãos e glândulas constituem o seu sistema endócrino:
– Hipotálamo;
– Glândula pituitária;
– Tireoide;
– Glândulas paratireoides;
– Glândulas adrenais;
– Glândula pineal;
– Pâncreas;
– Ovários;
– Testículos.

O que a minha tireoide faz?

Como uma glândula endócrina, a tireoide produz e secreta hormônios. Sua tireoide produz e libera os seguintes hormônios:

Tiroxina (T4): Este é o principal hormônio produzido e liberado pela tireoide. Embora a tireoide aproveite ao máximo esse hormônio ele não tem muito efeito no metabolismo. Depois que a tireoide libera T4 na corrente sanguínea, ela pode ser convertida em T3 por meio de um processo chamado desiodação.

Tri-iodotironina (T3): Sua tireoide produz menos quantidades de T3 que T4, mas tem um efeito muito maior no metabolismo do que T4.

Tri-iodotironina reversa (RT3): Sua tireoide produz quantidades muito pequenas de RT3, o que reverte os efeitos do T3.

Calcitonina: Este hormônio ajuda a regular a quantidade de cálcio no sangue. Para produzir hormônios da tireoide, a glândula tireoide precisa de iodo, um elemento encontrado nos alimentos (mais comumente, sal de cozinha iodado) e na água. Sua glândula tireoide retém iodo e o transforma em hormônios tireoidianos. Se você tiver muito pouco ou
muito iodo no corpo, isso pode afetar o nível de hormônios que sua tireoide produz e libera.

Seus hormônios da tireoide afetam as seguintes funções corporais:

– A maneira que seu corpo utiliza energia (metabolismo corporal).
– Frequência cardíaca;
– Respiração;
– Digestão;
– Temperatura corporal;
– Desenvolvimento cerebral;
– Atividade mental;
– Manutenção da pele e dos ossos;
– Fertilidade.

 

 

Dr. Rogério Galhardi
CRM/SP 87.840