Artrose: o que é e quais são as causas

A palavra artrose vem do grego artros, que significa articulação, e do latim ose, que é desgaste. Portanto é uma condição causada pelo desgaste da cartilagem articular, provocando aumento da fricção entre os ossos que leva a inflamação local, dor e às vezes a incapacidade funcional.

Alguns autores afirmam que a artrose não é classificada como uma doença e sim um
fenômeno natural do envelhecimento, portanto todas as pessoas estão suscetíveis.

É uma das formas mais conhecidas de artrite, também chamada de osteoartrite ou osteoartrose e afeta milhões de pessoas em todo o mundo, podendo acometer qualquer articulação do corpo, sendo mais comum as mãos, joelhos, quadris e coluna vertebral.

CAUSAS DA ARTROSE:

Podemos classificar a artrose em primária e secundária.

Artrose primária: este tipo de artrose tem a característica de se manifestar após o uso excessivo de uma ou mais articulações. Ela também pode aparecer devido ao envelhecimento e é comum encontrar pessoas de uma mesma família com artrose primária (por causa do fator da hereditariedade). Além dos danos à cartilagem, o líquido e a membrana sinovial se degeneram. Em muitos casos, aparecem calcificações em alguns pontos das articulações, os
chamados osteófitos, conhecidos popularmente como “bicos de papagaio”, como na coluna.

Artrose secundária: a artrose secundária ocorre devido a uma condição ou doença pré- existente: a diabetes, a obesidade, a gota ou o trauma repetido, injeções intra-articulares repetidas de cortisona, doenças congênitas do esqueleto, doenças metabólicas e endócrinas por exemplo.

São muitas as possíveis causas da artrose. É preciso lembrar que cada caso é específico e as atividades desenvolvidas por cada pessoa, principalmente as repetitivas, são decisivas para o desenvolvimento da artrose.

Contudo, a principal causa ainda é o envelhecimento. Muitas pessoas podem não ter casos na família, não realizar atividades repetitivas e, após os 50 anos, desenvolver essa condição. Além do desgaste natural, vamos conhecer outras possíveis causas:

• atividades que possam sobrecarregar uma ou mais articulações ou necessitem de movimento repetitivos, como ajoelhar e levantar;
  • esportes que exigem movimentos frequentes, como o futebol e o tênis;
  • traumas, como quedas, torções ou pancadas;
  • obesidade e
  • histórico familiar.