Artrose: os tipos de tratamento

O tratamento da artrose depende da gravidade dos sintomas e do estágio da condição.
Uma vez instalada infelizmente não há cura, porém o condicionamento físico com exercícios aeróbicos (como natação e caminhada) é uma medida importante para controle dos sintomas.
O objetivo do tratamento é aliviar os sintomas, melhorar a qualidade de vida e prevenir danos futuros na articulação afetada. As opções de tratamento incluem:

Medicamentos: Ácido acetilsalicílico (AAS) e analgésicos comuns, como acetaminofeno ou dipirona, são úteis para tratar episódios isolados de dor, porém sua ação é pouco duradoura. É necessário cautela com o uso frequente de AAS, pois ele pode alterar a coagulação e causar sangramentos.
Embora a artrose seja considerada uma enfermidade não inflamatória, as alterações que ocorrem nas cartilagens articulares costumam atrair inflamações para o local. Esse componente pode ser reduzido com drogas que pertencem à classe dos anti-inflamatórios não hormonais (AINH), mas esse uso deve se limitar aos casos de inflamação.

Fisioterapia: A fisioterapia pode ajudar a manter a flexibilidade e a força muscular, melhorar a mobilidade ereduzir a dor nas articulações afetadas. Os exercícios específicos para as áreas afetadas pela artrose podem ser recomendados por um fisioterapeuta.

Perda de peso: A perda de peso pode ajudar a reduzir a pressão sobre as articulações afetadas, especialmente nos casos de artrose nos joelhos e quadris.

Uso de materiais de apoio: O uso de materiais de apoio, como bengalas, palmilhas ortopédicas ou órteses, podem ajudar a reduzir a dor e a melhorar a mobilidade nas articulações afetadas.

Cirurgia: A cirurgia pode ser considerada em casos graves de artrose, quando outras formas de tratamento não foram eficazes. Dentre os tipos de cirurgia para tratamento da artrose podemos destacar os seguintes tipos:

  • Artroplastia (substituição parcial ou total da parte destruída por uma prótese);
  • Artrodese (fusão cirúrgica de dois ossos, muito comum na coluna);
  • Osteoplastia (retirada e limpeza cirúrgica da parte óssea deteriorada);
  • Osteotomia (mudança do alinhamento ósseo através do corte de partes ósseas).

Terapias alternativas: As terapias alternativas, como a acupuntura, a massagem e o Pilates, podem ajudar a reduzir a dor e a melhorar a mobilidade nas articulações afetadas.
O tratamento da artrose é individualizado e depende da gravidade dos sintomas e das necessidades de cada paciente.
Um especialista deve ser sempre consultado para obter um diagnóstico preciso e determinar o tratamento adequado.

 

 

Dr. Rogério Galhardi
CRM/SP 87.840