Dúvidas Frequentes
O que é e para que serve o ultrassom morfológico?
O ultrassom obstétrico morfológico é um método de rastreio da gravidez e no desenvolvimento do bebê, além de visualizar o quadro geral da gestação. Trata-se de uma parte fundamental do pré-natal para se identificar possíveis sinais que sugiram malformações cromossômicas ou gênicas fetais, bem como malformações cardiovasculares.
Como funciona?
O ultrassom morfológico visualiza tecidos, órgãos, ossos e músculos do bebê, com possibilidade de identificar malformações nestas estruturas. É neste exame que é visualizado o sexo do bebê, se ele ou ela colaborar, com precisão de 70%. O exame pode ser realizado por via abdominal, entretanto algumas vezes pode ser complementado pela via transvaginal, que permite imagens de maior qualidade.
Quando fazer a primeira ultrassonografia obstétrica morfológica?
O primeiro ultrassom morfológico pode ser realizado no período entre 11 – 13 semanas de gestação que é chamado de morfológico de 1º trimestre de gestação. nesse exame é realizada a medida da translucência nucal, entre outras avaliações estruturais do feto.
O morfológico de 2º trimestre é realizado no período entre 18 – 24 semanas de gestação, com o objetivo de avaliar detalhadamente os aspectos da formação do bebê.
A ultrassonografia morfológica fetal de 3° trimestre é aquela feita entre o início da 32ª semana até o final da 34ª semana de gravidez.
O principal objetivo deste exame é investigar a presença de malformações fetais, reavaliando os órgãos e sistemas que foram observados no morfológico do 2° trimestre, com ênfase na avaliação do desenvolvimento musculoesquelético, cardíaco e da face fetal.
Através do recurso do Doppler colorido se faz a medida do fluxo sanguíneo de determinados vasos maternos e/ou fetais.
A ultrassonografia morfológica de 3º trimestre não é um exame pré natal obrigatório. No entanto, a maioria das gestantes realiza o exame conforme orientação médica.